
Tanguá é um município do Leste Metropolitano, na Região Metropolitana 2 do estado do Rio de Janeiro, Brasil.
Com pouco mais de 35.000 habitantes, é o município menos populoso do Grande Rio e, a partir da implementação do novo sistema de vigilância e monitoramento por câmeras, realizada pelo governo atual, tem a menor da região Metropolitana 2 e uma das menores manchas criminais do estado, segundo o Instituto de Segurança Pública do governo do Rio de Janeiro (ISP).
Reconhecida por lei em 2022 como a “Capital Estadual da Laranja”, no mesmo ano, também os citricultores tanguaenses receberam do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) – na mesma ocasião em que o Brasil alcançou a marca de 100 Indicações Geográficas (IG) – a classificação de produtores da laranja mais doce do país, ao conceder à fruta local o registro do reconhecimento de Indicação Geográfica (IG), que garante a oficialização do selo “Laranjas da Região de Tanguá”.
A principal via de acesso ao município é a Rodovia Governador Mário Covas (BR-101). A cidade está localizada entre os municípios de Itaboraí e Rio Bonito, nos limites dos km 272, sul; e 281, norte.
Com características de cidade interiorana, tem um povo acolhedor e receptivo, que está sempre à espera de novos visitantes.
Uma das principais atrações do roteiro turístico do município é o “Circuito da Laranja”, que este ano iniciou em julho e acontece de forma sazonal, durante o período da safra, que geralmente termina em setembro.
Quem gosta de laranja e de turismo rural não pode deixar de conferir. No percurso, o visitante tem a oportunidade de conhecer um pomar de laranja, colher e degustar a fruta, além de visitar algumas propriedades rurais e ainda comprar produtos agrícolas e artesanais, vivenciando assim um agradável dia no campo.
Tanguá tem nada menos que 200 sítios, em sua maioria de agricultura familiar, com cerca de um milhão de pés de laranja plantados, tendo como principais qualidades: a natal folha murcha, a natal comum e a seleta.